MAS SERÁ QUE NINGUÉM AINDA DESCONFIOU DE MAIS ESSA PRESEPADA ?

|

Lambido do Vi o mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha

Não adianta escrever ou falar, é preciso desenhar !

O espetáculo da gripe
30 de abril de 2009 - por Luiz Carlos Azenha

Lá vamos nós, de novo, embarcar na montanha russa da mídia. Agora é a vez de você, caro telespectador, curtir todas as emoções da gripe seja-lá-como-decidiram-batizá-la.

Uma amiga, no México, me liga: e aí? Fique tranquila. Você não vai pegar gripe. Como assim? Respondo: quantos casos OFICIAIS existem no México? Algumas centenas? Ora, se a Cidade do México tem 22 milhões de habitantes a chance de você pegar a gripe E morrer é tão grande quanto a de acertar na Mega Sena. Oficialmente, ao que eu sei, são menos de 10 mortes no México, que é o epicentro da "epidemia".

Além disso, as chances de você se recuperar da gripe são grandes. É só comparar a relação casos confirmados/mortes no México ou fora dele.

Quantas mortes a malária causa anualmente? Um milhão. Isso mesmo: um milhão de pessoas morrem de malária, doença de pobre, todo ano. É por isso que minha amiga, ao circular na periferia da Cidade do México, descobriu que ninguém usa a máscara. O mexicano comum sabe que é mais provável que morra "atirado" ou atropelado do que de gripe.

Nos próximos dias, teremos todas as manchetes óbvias sobre os bebês, os anões e as mulheres grávidas que pereceram diante da "nova" enfermidade. Meu coração ficará com as vítimas e suas famílias. Nunca com os repórteres que vão fingir preocupação diante de hospitais e centros de pesquisa. Eles estarão a serviço do "espetáculo da gripe", assim como estiveram, não faz muito tempo, a serviço do sacrifício ritual da adolescente Eloá.

"Mas, Azenha, você não acredita na TV?". Costumo dizer que cobro um preço para fazer TV. Para assistir custa mais caro. Não suporto mais "indignação", "preocupação" e "emoção" ensaiadas, de estúdio, essa farsa repetitiva que ocupa o espaço entre dois comerciais.

FILHA DE FHC PEDE DEMISSÃO DO GABINETE DE HERÁCLITO FORTES: "O SENADO É UMA BAGUNÇA"

|

Lambido do blog do Bonitão.

Folha - Funcionária do Senado para cuidar "dos arquivos" do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), Luciana Cardoso, filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, diz que prefere trabalhar em casa já que o Senado "é uma bagunça", informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

"Trabalho mais em casa, na casa do senador. Como faço coisas particulares e aquele Senado é uma bagunça e o gabinete é mínimo, eu vou lá de vez em quando. Você já entrou no gabinete do senador? Cabe não, meu filho! É um trem mínimo e a bagunça, eterna. Trabalham lá milhões de pessoas. Mas se o senador ligar agora e falar 'vem aqui', eu vou lá", disse Luciana.

Luciana ainda falou das horas extras em janeiro, durante o recesso. "Não sei te dizer se eu recebi em janeiro, se não recebi em janeiro. Normalmente, quando o gabinete recebe, eu recebo. Acho que o gabinete recebeu. Se o senador mandar, devolvo [o dinheiro]. Quem manda pra mim é o senador."

MARCAÇÃO CERRADA - ESTILISTAS MINEIRAS AVANÇAM NO NOSSO DIREITO DE IR E VIR (SEM TERMOS QUE CONTAR AONDE FOMOS) E INVENTAM A CUECA COM GPS !

|



Os dias de pulada de cerca estão, definitivamente, com as suas horas contadas. É que a tecnologia, a serviço das egoístas de plantão, começa a invandir o nosso mais sagrado item de vestuário, a cueca. Foi-se, então, aquele bom tempo em que se podia criar o bicho solto.

Pois bem, mas não bastou as estilistas mineiras terem inventado esta castração eletrônica, as redatoras da Globo Minas também fizeram a sua parte, trataram logo de chamar esta aberração ao direito de ir e vir do "Bráulio" de "novidades para os homens". Era só o que faltava !


Feira de lingeries lança cueca com localizador via satélite
30/04/2009

Novidades para os homens numa feira de lingeries, em Juruaia, sul de Minas. Eles agoram podem usar cueca com localizador via satélite. Você compraria uma para o seu marido ou namorado? As roupas íntimas são uma das principais fontes de renda da cidade.

Quem quiser comprar a cueca com localizador vai ter que gastar um pouquinho. Ela custa R$ 450.

O AVANÇO DE PATRUS ANANIAS - POR GERALDO ELÍSIO

|


“Em política não se deve aproximar com tanta afoiteza para não parecer ofensa e nem se afastar com tanta pressa que possa parecer fuga”. – Antigo ditado mineiro atribuído aos ex-pessedistas.

Uma segura fonte petista assegurou a este repórter que todo o campo está sendo aplainado para que possa vir a ser viabilizada a candidatura de Patrus Ananias ao governo do Estado de Minas Gerais.

A mesma fonte, respeitada no meio partidário, acrescenta que o ministro das Comunicações poderá também aceitar ser vice, o que facilitará a vida de Patrus, criando uma situação delicada para o Palácio da Liberdade em termos de sucessão do governador Aécio Neves.

Esta fonte analisa que os recentes encontros entre Patrus e Hélio Costa “avançaram muito”, elogiando o desprendimento do ministro das Comunicações. Segundo ele, a imagem de Ananias desfruta de um “conceito raro em termos de honestidade, transparência e credibilidade política nos tempos modernos, com o foco voltado tanto para Belo Horizonte quanto para o interior do Estado. Em determinados setores da divisão territorial de Minas, a ajuda do ministro Hélio Costa será fundamental, consolidando a ampliação do leque”.

Outro que mereceu elogios foi o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Tal fonte garante que estão superados os episódios que envolveram a última eleição para prefeito de Belo Horizonte, tendo os fatos posteriores ao pleito contribuídos para a base do Partido dos Trabalhadores “despertar para a reorganização de seus princípios e união”.

Relativamente à figura de Patrus Ananias é relevado “o espírito calmo e cordato, porém sem perder a energia quando isto se torna necessário e a confiança que ele inspira, lastreada “numa experiência que resultou numa modificação histórica dos parâmetros de administração de Belo Horizonte. Eu diria, politicamente existem duas eras: antes e depois de Patrus. Com um detalhe importante: sem rotas de colisões com ninguém. Patrus tem um objetivo fixo de apresentar propostas de governo, não atacar eventuais adversários. E o povo tem demonstrado que é isto que ele quer. A população despreza querelas inúteis. “E busca saber de qual forma poderá se beneficiar ao escolher seus representantes”.

Quanto ao plano federal, ele diz que o nome de Dilma Rousseff “está posto em definitivo” e que é “muito ampla” a sintonia dela com Patrus Ananias, o que aumenta a expectativa de vantagem eleitoral petista tanto no ângulo nacional quanto estadual. “Afinal, Minas é o segundo maior colégio eleitoral do País e, se o presidente Lula está sendo bem avaliado, por vias de consequência este é um forte apelo popular a que não temos o direito de colocar em risco. Em política não pode existir como verdade a máxima se eu quiser elejo um poste. Ninguém pode esquecer que tudo tem de ser tratado às claras e de maneira democrática com o povo”.

“Por isto não estamos preocupados com quem possa vir a ser o adversário. Estamos preocupados é com um moderno programa de governo. Preocupações adversárias são deles, não as nossas”.

Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas

ACORDA PARIS, O GOSTOSÃO DAS GERAIS ESTÁ NA ÁREA !

|


Aécio Neves cumpre agenda oficial na França e na Espanha

BELO HORIZONTE (29/04/09) – O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, apresenta nesta quinta-feira (30), às 13h30 (horário local), em Paris, para a diretoria-geral da Unesco o projeto de implantação do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Instituto Hidroex), na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro. O instituto pode ser oficializado ainda este ano como um Centro de Categoria II da Unesco – de reconhecimento mundial - e atuará como um centro de estudos e referência para a conservação do patrimônio hidrológico da América Latina e da África.

O Instituto Hidroex está sendo criado a partir de uma parceria entre a Unesco, o Governo Federal e o Governo de Minas. Os investimentos totais são de R$ 40 milhões e o projeto pedagógico está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto de Educação para as Águas (Unesco – IHE), que tem sede em Delf, na Holanda. Às 14h45, Aécio Neves se reúne com o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, e às 15h15 o governador concede uma entrevista coletiva.

“Participo já nesta quinta-feira de uma reunião, em Paris, na sede da Unesco, com o secretário-geral da Unesco, formalizando a instalação do Hidroex no Estado de Minas Gerais. É o primeiro grande centro de pesquisa com relação às águas, o único da América Latina com aval e investimentos da Unesco, e que coloca Minas Gerais também na vanguarda do conhecimento, talvez do produto que mais será demandado não apenas para nossa geração, mas para gerações futuras, que é a água”, disse o governador, em entrevista nesta terça-feira (28).

Antes do encontro com a diretoria geral da Unesco, Aécio Neves se reúne, às 13h, com embaixadores na representação do Brasil na Unesco. Na ocasião, ele fará a condecoração com a Medalha da Inconfidência do embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani, do embaixador junto à Unesco, João Carlos Souza Gomes, e os diretores da Unesco Márcio Nogueira Barbosa e Richard Megank.

Espanha
O governador Aécio Neves também estará na cidade de Madri, no dia 5 de maio, quando receberá, na Casa da América, em nome da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o Prêmio Internacional Puente de Alcântara, concedido pela Fundação San Benito de Alcântara (Cáceres/Espanha) às melhores obras públicas espanholas, portuguesas e ibero-americanas. A Cemig será premiada pela construção da Usina de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Estado.

A premiação foi instituída em 1988 e tem periodicidade bienal. O prêmio reconhece, no âmbito ibero-americano, obras públicas que reúnam, de acordo com a opinião do júri designado, grande importância cultural, tecnológica, estética, funcional e social, levando-se em conta a qualidade técnica e estética e a perfeição alcançada na execução do empreendimento.

“A Cemig recebe em Madri, talvez, o mais importante prêmio do mundo de sustentabilidade, onde a Usina de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, foi considerada, dentre todos os empreendimentos hidrelétricos do mundo, o de melhor sustentabilidade, onde houve, além da geração de energia, uma grande preocupação com a questão ambiental e em especial com a questão social”, disse Aécio Neves.

ACORDA MINAS - AGENDA DO VICE ALCAIDE

|

OS 100 DIAS DO GOVERNO OBAMA

|

ATÉ TU MICHAEL JACKSON ?

|

Quem diria, até o ex-ídolo do pop dos anos 60/70/80 e 90, Michael Jackson, parece ter caído na conversa fiada das Organizações Gripe e do seu canal noticioso por assinatura, o GripeNews. O pop star, que em passado recente, foi levado aos tribunais americanos por supostamente cultivar os mesmos hábitos "gastronômicos" de certos padres católicos, foi flagrado usando a popular máscara contra o mal da porca louca, enquanto comprava gibis em uma livraria de Los Angeles para os seus também supostos filhos, Paris, Prince Michael e Prince Michael II.

ITAMAR FRANCO A CAMINHO DO PPS PARA SER VICE DE JOSÉ SERRA

|


Editorial de Geraldo Elísio para o Novo Jornal

EU SOU O MEU PROJETO

“Este rapaz guarda ódio na geladeira” – Tancredo Neves referindo-se ao então senador Itamar Franco.

Itamar Franco, “o galã do Paraibuna” ou “O Homem do Juízo de Fora”, segundo a revista Veja, parece ter como missão trair. Ele é o seu próprio projeto.

O primeiro embate foi com o doutor Tancredo Neves, logo após a eleição do adversário para o Palácio da Liberdade, derrotando Eliseu Resende.

Depois Itamar, que se diz “apaixonado” pelo PMDB, alegando a sua condição de fundador do MDB e posteriormente PMDB, conhecedor de que seria derrotado por Newton Cardoso na escolha do candidato do partido à sucessão de Hélio Garcia, em 1986, traiu o seu próprio partido, criou uma dissidência e fundou um partido de fachada, terminando por ter sido derrotado por Cardoso.

Na sequência da sua história política foi o vice de Fernando Collor de Mello que acabou “impichado”, Itamar cumprindo como presidente da República os dois últimos anos que faltavam para o cumprimento do mandato. PC Farias era o tesoureiro da campanha.

Collor sempre destacou ter sido traído por Itamar. O ex-deputado estadual Geraldo Santana, em um livro escrito sobre a trajetória política dele, Santana, em determinando momento, deixa transparecer que Itamar trabalhou mesmo para derrubar Fernando Collor.

Como herança de sua passagem pela Presidência da República, Itamar legou ao Brasil a figura de Fernando Henrique Cardoso, o FHC, que logo depois de eleito se transformou em seu principal adversário.

Inclusive, para “evitar uma invasão de Minas por parte de Fernando Henrique”, o então governador Itamar Franco, que “superando as divergências” de 86, já estava unido a Newton Cardoso, que foi o seu vice, colocou carros anti-motim da Polícia Militar em frente ao Palácio da Liberdade e “ninjas” nas sacadas do edifício. Ao ridículo levou a revista Veja a premiá-lo com uma capa onde o mesmo aparece vestido como “Napoleão de Hospício” e o título “O homem do juízo de fora”.

Sobre as pazes com Newton Cardoso foi fácil de fazer. Em 1986, enquanto Minas “rachava ao meio”, os dois tinham um acordo que foi redigido em casa do ex-deputado estadual João Jaciel Pereira, que recentemente trouxe este fato a público, contando o episódio em uma reunião informal do IPLEMG. Jaciel completou que a redação ficou a cargo do ex-coordenador da campanha itamarista, o professor Ivan Barbosa Afonso. Newton diz que o acordo descumprido deixa mal a Itamar.

Outro acordo foi firmado posteriormente e confirmado por Newton, para ele ceder o lugar a Itamar e sair como vice, o que acabou acontecendo. Da mesma forma que aconteceu nova briga entre eles, beneficiando-se disto o atual governador Aécio Neves, que foi eleito e reeleito governador de Minas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que durante a campanha eleitoral recebeu apoio de Itamar, logo depois de eleito foi mimoseado com outra traição. Itamar chegou a dizer que ele estava parecendo um Nabucodonosor.

Agora Itamar Franco, se prepara para nova traição, desta vez envolvendo Aécio Neves, avaliando um convite para integrar o PPS – convite de Roberto Freire – e ser o candidato a vice de José Serra. Logo Itamar que tirou uma foto junto a Aécio e José Alencar, com a legenda: “Unidos contra São Paulo”.

Roberto Freire diz que isto não é movimento de xadrez, frisando que Itamar “vai mesmo para o jogo”. Na tentativa de unir os dois maiores colégios eleitorais do País contra a situação, é de se lembrar também que Itamar, quando da fundação do PSDB de Serra, disse que não iria por entender que havia muitos PHD’s entre os tucanos.

Porém, como sina é sina, Itamar – a conferir – deverá seguir o seu destino, o de trair.

Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas.

gelisio@novojornal.com

ACORDA MINAS - AGENDA DO GOVERNADOR PASSEADOR

|

AÉCIO VAI COÇAR O SACO EM PARIS, QUE LUXO !

ME DEU VONTADE DE SABER QUEM VAI NA COMITIVA. SERÁ QUE VAI APARECER ALGUÉM AQUI PARA NOS CONTAR ?

"CARTA DE PORTO ALEGRE" DENUNCIA AS POLÍTICAS DOS GOVERNOS YEDA, SERRA E AÉCIO

|


Lambido do Blog Mínimo, Incompetente e Suspeito, por Marco Aurélio Weissheimer.

As bancadas do Partido dos Trabalhadores dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, juntamente com representantes de sindicatos de servidores públicos e movimentos sociais dos três estados, reunidos no seminário “Desmonte do Estado: o modelo tucano de governar”, realizado nesta segunda-feira (27), em Porto Alegre, aprovaram no final do encontro um documento criticando a agenda do PSDB que trata o Estado como vilão e os servidores públicos como inimigos. A Carta de Porto Alegre afirma que “choque de gestão” e “déficit zero” tornaram-se as palavras de ordem em detrimento dos serviços e dos servidores públicos. O resultado imediato dessas políticas, diz ainda o documento, é a pauperização dos serviços públicos, permitindo o crescimento de seus parceiros privados, em todas as áreas, inclusive a segurança pública.

Para os signatários da carta, “a não aplicação dos recursos mínimos constitucionais em saúde e educação são exemplos clássicos desta política, ao mesmo tempo em que são desonerados os grandes oligopólios”. “É simbólico que a investida comece pela educação”, observam ainda. “A adoção de uma política educacional “fast food”, sem compromisso com a formação de uma consciência crítica, com currículos padronizados, voltados para a transmissão e não a elaboração do conhecimento. Alteração dos currículos de forma unilateral e em gabinetes, inchaço das salas de aulas, falta de diálogo e criminalização dos movimentos sociais e sindicais são uma constante”. A alteração nos planos de carreira, com o fim da progressão por tempo de serviço, o arrocho de salários e a ampliação dos empregos precários e temporários são outras políticas denunciadas na carta.

No Rio Grande do Sul, assinala ainda, esse processo está mais atrasado, em função das graves denúncias e escândalos de corrupção que atingiram o governo Yeda Crusius. O documento aponta a existência de uma blindagem midiática que esconde as mazelas dos governos Aécio e Serra e permite que Yeda “mantenha um certo equilíbrio instável, escondendo sua verdadeira face de desmonte do Estado”. O projeto implantado em MG, SP e RS, conclui a carta, não é só um ataque aos direitos dos servidores públicos, mas também aos setores da população que mais necessitam das políticas públicas. Diante deste quadro, o documento defende a unificação dos movimentos sociais, a constituição de agendas comuns para furar o bloqueio midiático e a intensificação das lutas pela transparência, democratização e universalização do Estado e dos serviços públicos.

LIXO POLÍTICO DO PPS, TRAZIDO PARA O PT SABE-SE LÁ POR QUEM, DEVE SER EXPULSO DO PARTIDO POR INFIDELIDADE PARTIDÁRIA E OUTROS PEQUENOS PECADOS

|

Este é o PT que me deixa envengonhado, o das boquinhas e das malandragens, onde até surrupiar dinheiro público e fazer alianças espúrias com partidos de direita é tolerado.

LIMPEZA TOTAL JÁ!

Matéria lambida do Novo Jornal.

Miguel Correa Jr. deve ser expulso do PT por infidelidade partidária. Petista é investigado por desvio de verba pública.

Nos próximos dias, a Comissão de Ética do PT analisará o pedido de expulsão do deputado federal Miguel Correa Jr. (PT-MG). No ano passado, uma denúncia de suposto envolvimento do parlamentar com desvio de verbas bateu às portas do Ministério Público Federal (MPF).

Os procuradores receberam a informação de que Miguelzinho, como é conhecido em Minas Gerais, estaria por trás de uma triangulação no envio de dinheiro público para empresas privadas.

Nos documentos encaminhados ao MPF constam que, em 16 de maio do ano passado, o petista conseguiu no Ministério do Turismo R$ 400 mil para uma festa de axé, por meio de emenda parlamentar.

A derrama do dinheiro público aconteceu nos cofres do Instituto de Desenvolvimento e Cidadania (IMDC) que fez o depósito na conta bancária da DM Produções de Eventos, empresa de Leonardo Dias, um dos amigos mais próximos do deputado.

"Assim como o governo apoia a Fórmula 1 e o Carnaval do Rio, imaginei que não haveria problema em destinar o dinheiro à festa em Belo Horizonte, já que temos pouca opção de lazer", justifica Miguelzinho, acrescentando: "É tudo normal. É investimento em turismo, mas não farei mais isso."

O IMDC - registrado como um instituto sem fins lucrativos - admitiu que, de fato, recebeu o dinheiro e o repassou à organização do evento.

"Era um projeto social", explica Deivison Oliveira Vidal, coordenador da ONG. "Gastamos o dinheiro na entrada de 15 mil jovens carentes no show", diz.

Segundo consta no Siafi, sistema de informações das contas do governo federal, em 2007 o deputado vivia uma fase roqueira.

De acordo com o próprio Vidal, Miguelzinho intermediou a liberação de R$ 300 mil para o instituto. A balada da vez foi o Pop Rock Brasil. A ONG conseguiu também R$ 5.900.400, com o mesmo Ministério para pesquisas de opinião. Detalhe: o acordo foi publicado no Diário Oficial no dia 24 de dezembro e a primeira parcela da verba foi liberada no dia 30 de dezembro.

O IMDC obteve ainda outros R$ 6.105.640, do Ministério de Desenvolvimento Social, em 2007, repassados pelo governo de Minas Gerais, para a construção de 4.270 cisternas, no Vale do Jequitinhonha. Sem licitação.

A justificativa era de que o povo estava morrendo de sede. "Era uma questão de urgência", afirma Vidal. Porém, até hoje nem metade das cisternas foi entregue.

Apesar desses fatos, o processo de expulsão de Miguelzinho é com base em um problema que não envolve dinheiro: infidelidade partidária. Pesa contra o deputado seu apoio a candidatos do PSDB e do DEM na eleição municipal em Belo Horizonte.

Ele foi o braço direito do ex-prefeito Fernando Pimentel na defesa da aliança do PT com o PSDB do governador Aécio Neves.

Miguelzinho entrou em rota de colisão com pesos pesados do partido, como os ministros Luiz Dulci (secretário-geral da Presidência da República) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

"Se me expulsarem, terão que tirar mais nove deputados", defende-se. Na disputa petista de 2010, ele trabalha contra a candidatura de Patrus à sucessão estadual e a favor de Pimentel - candidato do ex-ministro José Dirceu. Aliás, que considera Miguelzinho um dos jovens políticos mais promissores de Minas Gerais.

NOTÍCIAS QUE A GLOBO NÃO QUER DAR PORQUE MISS PIGGY ANDA MUITO OCUPADA TENTANDO DISSEMINAR SUA CEPA PANDÊMICA PELO PAÍS

|

Exportações crescem, importações caem e saldo comercial aumenta
Stênio Ribeiro - Repórter da Agência Brasil - 27/04/2009

Brasília - As exportações brasileiras somaram US$ 9,494 bilhões neste mês, até a última sexta-feira (24), com média diária de US$ 593,4 milhões, o que equivale a aumento de 10,5% sobre a média das vendas externas no mês anterior. Nos 16 dias úteis do mês, as importações atingiram US$ 6,949 bilhões, com média diária de US$ 434,3 milhões, ou redução de 4,8% na comparação com a média de março.

Os números foram divulgados hoje (27) em boletim do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior sobre o comportamento da balança comercial na semana passada. A estatística sobre comércio externo mostra que, embora menores que as do ano passado, as vendas externas têm crescido mais que as importações, possibilitando saldos comerciais cada vez maiores.

É o caso do saldo comercial (exportações menos importações) deste mês, que soma US$ 2,545 bilhões, na melhor performance de 2009, com média diária de US$ 159,1 milhões. Isso dá um desempenho 97,6% melhor do que o de março e 92,3% maior que a média diária registrada em abril do ano passado.

O boletim mostra que, de janeiro até a última sexta-feira, o Brasil exportou produtos equivalentes a US$ 40,671 bilhões, com média diária de US$ 528,2 milhões, o que equivale a redução de 17,3% em relação à média do mesmo período de 2008. Enquanto isso, as importações totais chegam a US$ 35,114 bilhões, ou queda de 22,3% nos 77 dias úteis contabilizados.

O desempenho dos fluxos comerciais (de entrada e de saída) permitiu ao país um superávit que, até aqui, é de US$ 5,557 bilhões, com média diária de US$ 72,2 milhões. Por esse critério, o superávit (saldo positivo) está 39,3% melhor que o observado em igual período do ano passado, quando a média diária do superávit atingiu US$ 51,8 milhões.

Pela primeira vez depois da crise financeira mundial, que se tornou mais aguda em setembro do ano passado, as três categorias de produtos registraram saldos positivos na semana passada. Os produtos básicos (soja em grão, minério de ferro, café em grão, carnes e fumo, entre outros) venderam 2,3% a mais que a média de março; os semimanufaturados (açúcar em bruto, celulose, óleo de soja e ferros-liga) aumentaram as vendas 2,2%.

Por último, os produtos manufaturados, que agregam maior valor (automóveis, aviões, óxidos e hidróxidos de alumínio, autopeças e outros), venderam 13,4% a mais, comparado à média de março último. Esses produtos, por serem mais caros, foram os primeiros cortados da pauta de compra por todos os países, tão logo começaram a sentir dificuldades de crédito, em decorrência da crise financeira.

USE MÁSCARA CIRÚRGICA PARA ENTRAR EM CONTATO COM O CONTEÚDO DESTA POSTAGEM - EM TEMPO: TAPE TAMBÉM OS OUVIDOS COM UM CHUMAÇO DE ALGODÃO

|


Em tempos de globalização, gripe e recessão viajam rápido

As bolsas da Ásia e da Europa estão hoje refletindo, pelo segundo dia seguido, vários medos: a velha crise econômica e o novo risco de uma epidemia mundial de gripe suína, uma pandemia. Os setores afetados diretamente pela gripe são exportação de carne suína e de grãos - como soja e milho que fazem parte da ração animal -, empresas aéreas e turismo.

Preocupa também o medo em si. Em um organismo econômico já debilitado, qualquer outro vírus do medo produz efeitos econômicos. Evidentemente o pior risco não é nem econômico, é de uma pandemia em si.

O que os especialistas estão dizendo em toda imprensa internacional é que é o vírus é altamente contagioso, se espalha com rapidez, e como todo vírus da gripe é mutante, o que torna a busca de remédios eficientes uma corrida contra o tempo.

Gripe atinge produtores de carne no Brasil

Os produtores de carne suína no Brasil dizem que o nome da doença está errado, seria gripe mexicana, com contágio de pessoa a pessoa. De qualquer maneira, o setor estava começando a se recuperar da queda de 50% do preço do produto, no ano passado, e de redução volume exportado no final do ano passado.

O volume já havia se normalizado e os preços ainda estão 20% menores. O que tem sido criticada também é o tipo de produção de carne suína no México, em enormes galpões de fazendas-fábricas, em condições sanitárias não adequadas e propicias à propagação do vírus. Tudo viaja rápido nestes tempos globalizados: crises econômicas, vírus, pessoas infectadas, mercadorias e recessão.

Bancos vão precisar de mais capital

Não faltam notícias para assustar investidores e prejudicar a economia. Hoje a imprensa americana está dizendo que os testes feitos sobre a solidez dos bancos mostraram que mesmo os maiores como o Citibank e Bank of America vão precisar de mais capital do governo. A proposta feita pela General Motors de recuperação praticamente estatiza a companhia. Se não der certo neste mês de maio, em junho a empresa poderia entrar em concordata.

NÃO SOMOS RACISTAS

|

Christiane Torloni nega que tenha discriminado camareira na Globo
28 de abril de 2009
- Terra

A atriz Christiane Torloni levou uma advertência da Globo após ser acusada de discriminação por uma camareira. As informações são da coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo. A funcionária da emissora, que é negra e se chama Fátima, procurou o departamento de Recursos Humanos para fazer uma reclamação formal.

O desentendimento entre as duas foi presenciado por produtores da Globo e pela atriz Letícia Sabatella, durante o intervalo de uma gravação externa de Caminho das Índias. Um ônibus era usado como camarim, e, segundo a coluna, a camareira perguntou se Christiane precisava de alguma ajuda. A atriz teria lhe dito: "O que você quer? Está me seguindo? Sai, sai. Ô raça".

A emissora não confirma que Christiane tenha sido punida e a atriz nega a acusação da funcionária. Outra atriz que já se envolveu com esse tipo de problema foi Luana Piovani. Numa ocasião, ela foi acusada de agredir uma produtora do programa Faça Sua História e foi afastada das gravações na Globo.

ACORDA MINAS - AGENDA DO GOVERNADOR

|

A COSTUMEIRA CANALHICE DOS TUCANOS E A BOVINICE DE CERTOS CIDADÃOS SÃO CAPAZES DE PRODUZIR, AINDA NOS DIAS DE HOJE, PÉROLAS COMO ESTA

|



POLÊMICA: Prefeito de Lagoa Grande usa cores do partido para pintar prédios públicos
Globo Minas - 27.04.2009

Uniformes dos servidores também ganharam as cores do PSDB. Oposição diz que vai recorrer ao Ministério Público

A reforma de alguns prédios públicos e a confecção de uniformes para servidores nas cores do partido do prefeito gera polêmica em Lagoa Grande, no noroeste de Minas.

Os vereadores da oposição informaram que vão denunciar o caso ao Ministério Público nos próximos dias.



CINCO VEZES CRÉU !

|

Chef Raposão, em tarde inspirada no magnífico Estádio Governador Magalhães Pinto, também conhecido como Mineirão, o gigante da Pampulha, serviu para a fanática torcida china azul seu prato preferido: caldo de galo doido e sanduíche de mortardelli. A reprise da farra gastronômica feita no galinheiro do Sr. Alexandre Kalil, o bravateiro cacarejante, você ouve clicando no link abaixo da logomarca da rádio de Minas que usa o torcedor para transformar radialista cascateiro em Deputado ou Vereador.

www.itatiaia.com.br

ACORDA MINAS - AGENDA DO GOVERNADOR

|

A ATITUDE DIGNA DO TIO REI - MAS O QUE TERIA DITO OTTO LARA RESENDE? O TIO REI SÓ É SOLIDÁRIO NO CÂNCER ???

|

Lambida do blog do Tio Rei, da Veja.com.

A atitude digna de Dilma

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) confirmou neste sábado, em entrevista coletiva, que faz tratamento contra um linfoma — um câncer nos gânglios linfáticos. Ainda que a notícia, de certo modo, já circulasse, foi bastante digna a sua postura de assumir, serenamente, o problema.

Por que tantos, além de seus amigos e das pessoas que a amam, se interessam por sua saúde? Porque é a principal ministra do governo e porque é a preferida de Lula para disputar a sua sucessão pelo PT. Esse dado vai entrar na equação política? É claro que sim. Sempre entra. No Brasil e em qualquer país do mundo.

Não tenho, como sabem, simpatia pela trajetória política de Dilma Rousseff e, com freqüência, critico sua postura no governo — ou as imposturas do inexistente PAC, que classifiquei, desde o primeiro dia, por aquilo que é: pactóide.

Mas doença não é categoria de pensamento. Doença não serve para distinguir pessoas, nem para o mal nem para o bem. No meu mundo, homens e mulheres são mesmo imperfeitos, têm problemas — inclusive os de saúde. Mas não se conformam com eles. Os males que temos, no corpo e na alma, têm de ser combatidos.

Espero, sinceramente, que a ministra vença a sua doença. E aproveito para dar a diretriz do blog neste caso. Será considerado um inimigo desta página aquele que ousar fazer o que faz a escória que combato: usar essa questão para atingir politicamente a pré-candidata do PT. A Dilma que combato é a que lidera a farsa política do PAC. A Dilma que luta, como todos nós, contra os seus males merece o meu aplauso.

Essa questão não será politizada neste blog, E, caso haja exploração política do caso, tenha ela que natureza for, farei a devida denúncia. O câncer não faz ninguém nem melhor nem pior. O câncer é só um mal. E tem de ser combatido. Que ela tenha sucesso na empreitada.

COMPANHEIROS, ESTOU CERTO QUE DILMA TAMBÉM IRÁ SUPERAR ESTE CÂNCER

|

NÃO HÁ O QUE TEMER, HÁ CERCA DE UM ANO NOSSA HEROÍNA EXTIRPOU UM TUMOR ULTRA MALÍGNO DE 1,65 M X 65 KG. UM LINFOMAZINHO DE 2 CM NÃO É NADA !

|

DILMA PRESIDENTE EM 2010!

DILMA NO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS - ASSISTA OS TRECHOS DA ENTREVISTA COLETIVA

|

DILMA NO SÍRIO LIBANÊS: NÓS ACREDITAMOS EM SUA BREVE E COMPLETA RECUPERAÇÃO

|

Ministra Dilma Rousseff faz tratamento contra linfoma. Tumor nos gânglios linfáticos foi retirado. Ministra diz que não vai diminuir suas atividades.

Globo News já faz especulações políticas sobre o futuro de nossa heroína, vamos ter que aguentar mais essa. Êta mídia agourenta.

A ministra Dilma Rousseff informou neste sábado (25) que retirou um tumor de dois centimetros embaixo da axila esquerda.

Dilma deu entrevista com seus médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Roff e Yana Novis esta tarde no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

O tumor da ministra era um linfoma, um nódulo maligno nos gânglios linfáticos. Ele foi retirado para ser avaliado e exames posteriores detectarem que ele era o único foco da doença no organismo.

Segundo os médicos, Dilma deve passar agora por quatro meses de quimioterapia preventiva para evitar o surgimento de novos nódulos.

Apesar do tratamento, ela afirmou que não vai reduzir nem diminuir suas atividades. "Vou manter minha atividade como ministra no mesmo ritmo. Esse tratamento nao implica que eu tenha que me retrair ao deixar de comparecer à minha atividade. Acredito que até vai ser um fator para me impulsionar. Na vida, a gente enfrenta desafios. Esse é mais um desafio", disse Dilma.

"A quimioterapia é algo muito desagradável, mas como tantos homens e mulheres que enfrentam esse desafio e superam, eu tenho certeza que nesse caso que eu vou ter um processo de superação dessa doença", afirmou a ministra.

MAL DA PORCA LOUCA ATACA NO MÉXICO

|


Lambida do G1.

OMS diz que surto de gripe suína é 'muito grave' e pode virar pandemia

Governo mexicano confirmou 20 mortes por surto da doença.
Um comitê de emergência da OMS se reuniu neste sábado para distutir o tema.



A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse neste sábado (25) que o surto de gripe suína detectado no México e nos Estados Unidos "é muito grave", de evolução imprevisível e deve ser "vigiado de perto".

Em entrevista coletiva, Chan disse que "um novo vírus é o responsável por estes casos" e que "a situação está evoluindo muito rapidamente".


Entenda como a gripe suína se espalha entre humanos

Leia também: Ministério da Saúde afirma que Brasil está em alerta contra gripe suína

Os surtos de gripe suína no México e nos Estados Unidos têm o potencial para causar uma pandemia mundial, mas é cedo demais para afirmar se isso vai ocorrer, disse neste sábado a chefe da Organização Mundial da Saúde. "Ela tem potencial de pandemia porque está infectanto pessoas", disse Chan.

A nova cepa de gripe - uma mistura de vírus das gripes suína, humana e aviária, que matou até 68 pessoas entre 1.004 casos suspeitos no México e infectou oito pessoas nos Estados Unidos - ainda é pouco compreendida e a situação está evoluindo rapidamente, disse Chan em uma teleconferência.

FHC, CONTINUE ESPERNEANDO

|



Lambida dupla, do blog do nosso amigo Hélio Borba, o Aposentado Invocado e, do G1, um dos portais do Partido da Imprensa Tucana, o PITU.

Dilma Rousseff, futura presidente do Brasil, diz que FMI não tem o mesmo nível de informação que tinha antes quando mandava e desmandava em FHC

PAU MANDADO DOS LATIFUNDIÁRIOS, GRILEIROS DE TERRAS PÚBLICAS E ASSEMELHADOS, DIVULGA NOTA DE APOIO AO CAPITÃO DO MATO QUE ATUA COMO PRESIDENTE DO STF

|

PROVA INCONTESTE DE QUE PARA FALAR SOBRE ECONOMIA, SEGUNDO OS VERSOS DA CANÇÃO MOBRAL, É COMO FALAR DE AMOR:
"...BASTA SABER DISTUINGUIR CONSOANTE DE VOGAL, FAZER CONTA ATÉ CASA DECIMAL E UM POUQUINHO DE CONCORDÂNCIA VERBAL."

COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL – DEMOCRATAS

A Comissão Executiva Nacional do Democratas vem a público manifestar seu apoio, sua confiança e seu respeito ao ministro Gilmar Mendes que, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito.

Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica.

De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço. A despeito dos obstáculos, o ministro tem sido exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional.

O comando do Democratas lamenta que o presidente do STF, a mais elevada corte do Poder Judiciário, tenha sido vítima de agressões e expressões insultuosas. A crítica faz parte da democracia que soubemos construir, mas pontos de vista divergentes devem ser expostos em clima de respeito e moderação. Só assim, vamos avançar no sentido da construção de um ambiente nacional civilizado e amigável, em compasso com a nossa gente, com os nossos costumes e nossos valores.

Brasília, 24 de abril de 2009

Rodrigo Maia
Pau Mandado Nacional do Democratas

PARA FRANCÊS VER

|

Uma leitora que passou ontem aqui pelo Língua, de nome Beatriz, deixou um interessante comentário. Na verdade, um relato em tom de protesto sobre o último 21 de abril em Ouro Preto, onde o povo teve o seu direito constitucional de ir e vir confiscado pelo alcaide da capitania hereditária das Minas Gerais. Fiquei tão impressionado com os detalhes relatados sobre o ocorrido, que resolvi transformar o seu “manifesto” nesta postagem.

Se for mineira, a Beatriz deve estar tão indignada quanto este blogueiro que vos escreve, mas se não o for, peço-lhe sinceras desculpas, pois nós, os mineiros de verdade, cultivamos ainda hoje um hábito que faz parte de nossa cultura e tradição, o de recepcionar as pessoas na cozinha de nossas casas, um sinal de deferência com o convidado, uma forma de dizer sinta-se como se estivesse em sua própria casa.



"Não era só a Praça Tiradentes que estava fechada. Eu estava na Barra e não consegui sair de lá. Estou divulgando meu "manifesto":

PARA FRANCÊS VER

A festa da França no Brasil na cidade de Ouro Preto ontem, dia 21 de abril, foi algo um tanto quanto “inusitado”. Apesar de a imprensa estar divulgando que Milton Nascimento e Bibi Ferreira cantaram na Praça Tiradentes para a população na comemoração do ano da França no Brasil, os governantes mineiros esqueceram de abrir as “portas” para o povo. Estava em Ouro Preto e vi a coisa mais I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L de que já tive notícias: os organizadores do evento FECHARAM a cidade e proibiram a circulação de carros E DE PEDRESTRES: nem turistas, nem moradores da cidade. Ninguém foi convidado para a festa. Vimos pessoas que diziam para os guardas que cercavam as passagens da cidade coisas como "moço, mas eu trabalho ali, como eu faço, vou perder o meu dia de trabalho?" e os guardas respondiam apenas "vai, estou cumprindo ordens". Minha amiga que tentava chegar a pé a uma feira de artesanato de pedra sabão também não pode passar e falou para um policial que eles estavam ferindo um direito constitucional (o direito de ir e vir), ele concordou, disse que sabia disso, mas que não podia fazer nada. E a TV mostra Milton Nascimento cantando para francês ver e ainda diz que o povo brasileiro viu também. Em Ouro Preto ontem só circulavam helicópteros. Os franceses e os governantes mineiros viajam de helicóptero. Carros e pedestres não eram bem vindos na cidade e foram simplesmente EXPULSOS de lá. Eu e meus amigos desistimos e fomos passar o dia 21 de abril na cidade de Tiradentes. Uma opção. Lá as pessoas não foram proibidas de circular pela cidade. Tenho dó da população da cidade de Ouro Preto que vive sabendo que só é vista e percebida como “gente” quando eles precisam dos votos (ouvi isso da moça que trabalha no hotel onde estávamos, quando depois de muito custo, conseguiu chegar ao trabalho). O ano da França no Brasil em Ouro Preto começou assim: francês fica e brasileiro sai. Foi uma experiência nunca vista e nem imaginada em minha vida. Eu não sei se é pior o que vi ou o discurso dos meios de comunicação exaltando a festa como se ela realmente tivesse existido. Eles transformaram a cidade de Ouro Preto em uma sala de casa, apenas para convidados vips e esqueceram das pessoas que são a alma da cidade: seus moradores e turistas... Onde ficaram todos (absolutamente TODOS) os nossos direitos? Na gaveta de algum palácio desses nossos políticos que têm o rei na barriga, mas esqueceram de gerar cidadania.

Beatriz - biaramsthaler@uol.com.br

HOJE É MAIS UM DIA DE LUTA DOS PROFESSORES PELO PISO SALARIAL NACIONAL

|

CONFRARIA DO CHAPÉU TENTA SILENCIAR O BLOG DOS AMIGOS DO PRESIDENTE JOSÉ SERRA - NÃO FUNCIONOU, ELES SÃO MAIS DESTEMIDOS DO QUE OS SABUJOS DA FOLHA

|

Lambida de interesse público, do blog dos Amigos do Presidente Eleito, ou algo que o valha.

Quinta-feira, 23 de Abril de 2009

VOLTEI

Se as forças ocultas de chapeu e cabeças furadas, pensam que podem me calar, a prova está aqui. Com a força dos trouxas dos eleitores... digo... dos queridos correligionários, aqui estou novamente para levar até vocês, uma palavra de esperança, amizade, destemor e desapego à coisa pública.

Todos sabem que meu nome É TRABALHO!!! Estou na política é porquê gosto de servir, e nada, além do prazer em ajudar meu povo, me faz assim, tenaz e obcecado pelo objetivo de servir.

Aqui, desse humilde espaço, que foi cassado anteriormente por FORÇAS OCULTAS DE CHAPÉU E CABEÇAS FURADAS, um autêntico TRAÍRA, poderei levar até vocês uma palavra amiga, uma luz nessa escuridão, e na escassez de homens bons na política. Contem comigo troux... digo... minha gente, para o que der e vier ( mais VIER do que DER).

Postado por Dr Teixeirinha

COMO A VEJA VAI SAIR DESSA PARA FAZER A DEFESA DE GILMAR DANTAS, MAIS UMA VEZ ?

|

A reportagem feita pela Veja, cujo propósito único era exaltar o Ministro Joaquim Barbosa pelo fato "histórico" dele ter colacado no banco dos réus "os mensaleiros (o governo e o PT)" você vê aqui, mas agora, o buraco é mais embaixo !

No Vi o Mundo, do Azenha, ouvi até alguém dizer como seria uma provável chamada de capa da Veja para cobrir este evento e defender Gilmar Dantas: ELE SURTOU !

ACORDA MINAS - AGENDA DO GOVERNADOR

|

POR QUE O CORONEL GILMAR DANTAS E O SEUS MINISTROS AMESTRADOS AFINARAM PARA O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA ?

|

Acostumado a chamar até o Presidente Lula às falas, parece que, desta vez, o Ministro mais querido do Partido da Imprensa Tucana, o PITU, borrou as calças. O então falador coronel de Diamantino bem que poderia, a partir de agora, ser chamado de galinho garnisé do Diamantino.

Mas como diria um velho amigo meu, um grandalhão de mais 150 quilos, macho que é macho para chumbo com a mão. Não parece o caso, pois o galinho garnisé e os seus oito ministros amestrados, (seriam eles os tais capangas?) trataram logo de botar panos quentes no assunto com a divulgação de uma chocha nota de desagravo ao rei do galinheiro.

Pois bem, nem é preciso ter um cérebro maior do que o de uma galinha para descobrir, que cutucar onça de Paracatu com vara curta é problema na certa, pois o bravo e impoluto Ministro Joaquim Barbosa, que não chegou ao STF por acaso e, ali ele bem se estabeleceu, deve guardar, por debaixo daquela toga, muito mais verdades sobre Gilmar Dantas do que as tais "discussões importadas da rua", como quis nos convencer hoje o arauto da moral e dos bons costumes da Rede Globo, Alexandre Garcia.

Bem, para terminar, restou a Gilmar, o galinho garnisé de Diamantino, aquela célebre frase do covarde Leão da Montanha, personagem dos desenhos animados dos anos 60, que quando se metia em problemas dizia: Saída pela direita. Neste caso, a saída de Gilmar Dantas é com a mídia amiga.


Gilmar Mendes nega que imagem do Judiciário esteja arranhada
Priscilla Mazenotti Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse hoje (23) que a discussão de ontem (22) em plenário com o ministro Joaquim Barbosa está superada. Em visita à Câmara dos Deputados, Mendes negou que a imagem do Judiciário estivesse arranhada. “Não há crise, não há arranhão. O Tribunal vai muito bem. A imagem do Judiciário é a melhor possível”, ressaltou.

Durante a sessão de ontem sobre um recurso que tratava a criação do sistema de seguridade no Paraná, uma divergência entre os dois ministros acabou em discussão. Joaquim Barbosa acusou Gilmar Mendes de “destruir a credibilidade do Judiciário brasileiro” e de manter capangas em Mato Grosso. “Vossa Excelência não tem condições de dar lição a ninguém”, afirmou Mendes.
O STF desmarcou a sessão plenária que faria hoje. Gilmar Mendes não atribuiu a decisão ao episódio de ontem. “Houve apenas uma decisão da corte nesse sentido”, justificou.

Por causa do episódio, os ministros do STF divulgaram uma nota em que lamentam a discussão e reafirmam a confiança no ministro Gilmar Mendes.

Gilmar Mendes esteve na Câmara para discutir com o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), uma agenda de trabalho do Pacto Republicano, assinado na semana passada e que pretende tornar o Judiciário mais ágil e acessível.

O ARAUTO DA MORAL E DOS BONS COSTUMES DA GLOBO SE ESCANDALIZOU COM O EPISÓDIO DE ONTEM NO STF, SÓ FALTOU DIZER: SÓ PODIA SER PRETO !

|



Mas porque cargas d'água o Alexandre Garcia, a Globo e o restante da imprensa tucana não se escandalizam com o Gilmar Mendes?

GILMAR TOMOU NO FIOFÓ, SALVE JOAQUIM !

|

ACORDA MINAS - AGENDA DO ALCAIDE QUE ENFORCOU O EXPEDIENTE DE TRABALHO MATUTINO

|


O 21 DE ABRIL E A TRUCULÊNCIA DO ALCAIDE DA CAPITANIA HEREDITÁRIA DAS MINAS GERAIS

|


Lâmbido do blog do Fórum Social Sindical


No dia da liberdade em Ouro Preto, Aécio faz lembrar os tempos da ditadura

O 21 de abril em Ouro Preto mostrou uma Minas dividida. Desde a ditadura não se via tamanha repressão no dia e na terra da Liberdade. Contrariando a tradição, o governador Aécio Neves ordenou que a Praça Tiradentes fosse totalmente cercada por três barreiras com policiais fortemente armados.

Só entrava na Praça Tiradentes quem portasse uma pulseira azul, que era distribuída por funcionários do governo e membros do PSDB. O ato oficial, que lançou as comemorações do ano da França no Brasil, foi transformado em uma atividade de campanha eleitoral de Aécio.

A repressão era tão forte que deixou praticamente todos sem acesso `a praça. Apesar de ter alugado centenas de ônibus e pago 30 reais para jovens balançarem bandeiras do PSDB, via-se pouca gente acompanhando as festividades.

O autoritarismo implementado tinha o objetivo de impedir a entrada de sindicalistas e militantes sociais que foram para a cidade protestar justamente contra a forma policial que é tratado por parte do governo o movimento social mineiro. Mas praticamente todo mundo ficou de fora da festa.

“Vim de carro de Belo Horizonte especialmente para acompanhar a entrega das medalhas, todo ano faço isso, mas hoje fui impedida pela polícia”, reclamava com frustração e indignação Rosangela Macedo, que estava acompanhada dos filhos e chorava na frente de policiais fortemente armados.

Protesto

Por ironia do destino, o slogan escolhido pelo movimento social de Minas para protestar no 21 de abril foi justamente: “Com Aécio, Minas não respira liberdade”. Reunidos em frente a Igreja das Mercês, fora das barreiras policiais, mais de mil pessoas denunciaram o caráter elitista e repressor que tem o governo de Aécio Neves.

A atividade foi organizada por mais de trinta sindicatos e entidades sociais mineiras, aglutinados pelo recém criado Fórum Sindical e Social. A presença teria sido muito maior não fosse a repressão cometida pela Polícia Militar durante todo o trajeto de BH para Ouro Preto. Os ônibus com manifestantes eram parados mais de três vezes, passando por revistas individuais que demoravam mais de uma hora.

Unidade

A atividade organizada pelo movimento social mineiro em Ouro Preto marcou a grande unidade criada em oposição ao governo Aécio Neves. “Grande parte das entidades estão aqui hoje e isto mostra que este governo não representa nossos interesses. O que vimos nestes anos por parte do Aécio foi um governo neoliberal, repressor, que sempre perseguiu os sindicatos e serve apenas aos empresários”, denunciou Julio César Silva, que é diretor do Sindieletro e um dos coordenadores do Fórum Sindical e Social.

Praticamente todos os militantes que falavam na manifestação comemoravam a unidade alcançada na contrução da atividade em Ouro Preto. Citando trecho da música de Paulinho da Viola, que diz, “da unidade sai a novidade”, o presidente da União Colegial de Minas Gerais, Flávio Panetone, afirmou que não é mais tolerável a política neoliberal e conservadora desse governo. “Já chega, precisamos de educação de qualidade e valorização do povo”. Panetone afirmou que manifestações como aquela é que mostrará o que Minas precisa.

Hilton Timóteo Rodrigues, que é morador ouropretano e diretor do Sindicato dos Servidores da UFOP, relatou que o clima de repressão implementado no 21 de abril começou dias antes na cidade. “Hoje que para nós é de festa, está um terror, quem não tiver a pulseirinha azul não pode passar, só poderemos transitar livremente de novo, quando o governador for embora”, lamentou indignado.

O Diretor do Sind-Saúde Contagem, José da Conceição, afirmou que o ato serve para mostrar os desmandos e hipocrisia que permeia o governo de Aécio. Para o sindicalista, esse é um governo contra os movimentos sindicais que lutam pelo trabalhador. “Olha esse exemplo, esse cercamento a cidade é uma afronta a Constituinte Brasileira que nos dá o direito de ir e vir. Formos cercados, revistados, tratados como marginais”.

É o maior cordão de isolamento da história”, denunciou o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB), único parlamentar presente no protesto. “Isso mostra como foi o governo de Aécio nesses quase sete anos. Na homenagem a França, ele fala de liberdade, fraternidade, o lema da Revolução Francesa, mas ficou somente no discurso, pois se mostra um verdadeiro Luiz XV, um ditador”, desabafou Carlin, que considera essa atitude, uma demonstração de mentalidade atrasada do governador.

Crise

Vandeley Martini, da direção nacional do MST, afirmou que um dos objetivos do ato também era cobrar do governo do estado uma postura diante da crise econômica. “Minas é o estado que mais sofre com a crise, em função da decadência do setor de mineração. A sociedade está cobrando uma postura em relação a crise. O governo do estado precisa viabilizar medidas que façam com que a crise atinja menos possível os trabalhadores, mas até hoje nada foi feito”.

O presidente da CUT Minas, Marco Antônio denunciou o sucateamento das estatais e a política desenfreada de privatização no Estado. Segundo ele, esse é um dos motivos pelos quais Minas mais demitiu trabalhadores com a crise. “Ainda amanhã, dia 22, haverá fechamento de mais uma mina em Brumadinho. O governo do estado tem que apresentar alternativas para enfrentar a crise como faz o presidente Lula”.

Medalha da Conjuração

Na atividade do movimento social também teve entrega de medalhas. Em contraponto `a Medalha da Inconfidência, entregue pelo governo do Estado, lutadores mineiros foram homenageados com a Medalha da Conjuração, que foi indicada pelos membros do Fórum Sindical Social. Segundo Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas e da CTB, “foi uma forma de valorizar os que sempre lutaram pela libertação do povo, muitos deles, morreram lutando pela liberdade”.

Os homenageados foram:

Frei Gilvander
Ênio Bonemberg
Gilse Cosenza
Helena Greco
João Batista Rebouças
Euler Ribeiro
Célio de Castro
Lúcio Célio Guterres
Clodesmidt Riani
Dazinho
Eliana Silva de Jesus
Eloi Ferreira
O motorista e os fiscais assassinados em Unaí,
João Calazans
Ondina Pedrosa Nahas
Edgar da Matta Machado

BOA TARDE MINAS - AGENDA DO GOVERNADOR QUE ENFORCOU O HORÁRIO DA MANHÃ, COMO É DE COSTUME

|

O Língua de Trapo não inventa e, por essa razão, informa aos seus fiéis leitores e leitoras, que até às 10:00 horas da manhã, última vez que foi verificada a agenda do governador, ela se encontrava da mesma forma em que foi publicada hoje pela primeira vez, em branco.

Mas para fazer justiça ao nosso Alcaide, faço publicar a agenda contendo os compromissos da tarde, os únicos do dia, é bom reafirmar.

TEMER DIZ QUE USO DE PASSAGENS DEVERIA SER LIMITADO A PARLAMENTARES

|


Lambido do Blog do Bonitão.

G1 - Em meio a uma onda de denúncias, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou nesta terça-feira (21) que o uso de passagens aéreas deve ser restrito aos parlamentares.Depois de semanas de denúncias, Temer diz que agora vai impor limites aos deputados e convocou para esta quarta-feira (22) uma reunião da mesa diretora da Câmara.

A proposta é proibir parentes, amigos ou qualquer outra pessoa de viajar na cota dos parlamentares. Todo o gasto com passagens seria colocado na internet. "Isto é coisa de vinte, trinta anos, não é coisa de agora, não é? Neste momento, eu diria a você: o correto é manter passagem só para o parlamentar", disse Temer.

QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ - DEPOIS DE SER BOICOTADA PELOS CHINESES, VALE RECUA E AGORA DÁ 20% DE DESCONTO NO PREÇO DE VENDA DO MINÉRIO DE FERRO

|


Em matéria publicada no jornal Valor Econômico, de 20/04/2009, Roger Agnelli, Presidente da Vale do Rio Doce e amigo de Miss Piggy, confirmou que está vendendo minério de ferro com desconto de 20%, embora, há cinco meses atrás, tenha negado em nota oficial da Companhia Vale do Rio Doce, que estivesse adotando esta política. O conteúdo sobre estas duas notícias está disponível nos links abaixo, mas só para assinantes.

20/04/2009 - Vale confirma venda de minério de ferro com desconto

11/11/2008 - Vale nega que esteja dando desconto em preço contratado com clientes

Pois bem, mas se você é um cidadão sem Valor, assim como o é esse Língua de Trapo que vos escreve e, que para ler estas notícias do jornal de economia das Organizações Globo depende da doação de amigos, ou de pegar xepa no jornal do gerente do banco ou de algum outro bacana, transcrevo a seguir um trecho da matéria da versão impressa do jornal, para que você compreenda o conteúdo das postagens para as quais fornecerei os links ao final desta.

Roger Agnelli, presidente da Vale, admitiu ao Valor que a flexibilização do desconto provisório é uma negociação "caso a caso, dia a dia" na atual situação de mercado, em que a questão não é preço, mas demanda. Ele nega, no entanto, que a mineradora esteja operando no mercado à vista, conforme informações de alistas de bancos e consultorias. Para Agnelli, porém, "a Vale não tem dogmas". E afirmou que "se for do interesse dos clientes que o "spot" é a melhor solução neste momento, a Vale os acompanha.

Vale a pena lembrar que a crise internacional, a retração do crédito e a queda brusca na demanda de outros mercados, conjugados com o domínio de 80% do mercado transoceânico de minério pelos chineses, conforme informa o próprio Valor, mostra quem de fato dá as cartas neste mercado, mais do que já dava antes da crise.

Mas se esta postagem ainda está lhe causando certa estranheza, talvez pela foto da porca da louca ou, simplesmente, pelo inusitado interesse deste blogueiro pelo assunto, clique aqui e também aqui, pois provavelmente o caríssimo leitor, ou leitora, melhor compreenderá.

ACORDA MINAS - AO QUE TUDO INDICA, ATÉ O MOMENTO, AÉCIO APROVEITOU O ENSEJO DO 21 DE ABRIL PARA ENFORCAR MAIS UM DIA DE TRABALHO

|

SOCORRO! POLÍCIA! UM PILANTRA PSEUDO SOCIALISTA ACABA DE INVADIR MINHA CASA!

|



É como diz nosso companheiro Hélio Borba, o Aposentado Invocado:

SÓ MESMO UMA OPOSIÇÃO SEM RUMO E DESESPERADA PARA POR NO AR UMA BESTEIRA DESTE TAMANHO!

CADÊ O POVO !

|


Reparem bem o ambiente da festa.

Procurem pelo povo.

É claro que vocês não vão encontrar, pois em Minas Gerais tudo é uma grande farsa. A liberdade, o Governador, o Choque de Gestão, a Educação, a Saúde, enfim, a única coisa que é real por aqui são os polpudos gastos publicitários para transformar um sujeito medíocre num estadista.

E como não se bastasse tudo isso, sequer as celebrações públicas escapam do esquemão marketeiro do Palácio da Liberdade, onde o espaço público é confiscado do povo para que essa horda de velhacos celebrem não sei o quê.

Pó pará gostosão, nós já estamos de SACO CHEIO!

MINAS GERAIS, O ESTADO FACISTA ONDE A LIBERDADE É ENFORCADA TODOS OS DIAS

|

Charge Online do Bessinha

Lambida do blog Brasil, mostra a sua cara, da Glória Leite.

NA FESTA (FARSA) DA CELEBRAÇÃO DA LIBERDADE, A POLÍCIA DO ESTADO FACISTA DE AÉCIO NEVES SILENCIA O POVO

|


Sindicalistas são impedidos de participar da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência
O Tempo - 21/04/2009 - Marina Schettini

Um forte esquema de segurança impediu que os cerca de mil manifestantes que foram a Ouro Preto participassem da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. Todos os 21 ônibus que levavam sindicalistas de diversas áreas foram vistoriados pelo menos três vezes durante o trajeto ate a cidade e os manifestantes ficaram ha pelo menos de 300 metros da Praça Tiradentes, onde o governador entregava as medalhas aqueles que se destacaram. Os manifestantes são do Fórum Social Sindical, que reune 30 sindicatos.

"Foi o maior cordão de isolamento da história. Todos os movimento sociais e até os moradores foram impedidos de participar da festa. Foram três barreiras, com várias vistorias, tudo para não chegarmos a tempo", contou o deputado estadual Carlin Moura (PcdoB) que acompanhou os movimentos.

Ao mesmo tempo que acontecia o evento oficial, os sindicalistas entregavam a "1a Medalha da Conjuração", que homenageou 19 pessoas que se destacaram na luta por melhorias sociais. "A ideia eh resgatar o espírito real da conjuração mineira, de rebeldia contra a opressão", explicou Carlin Moura.

Em nota oficial, o governo estadual afirmou que mantem uma agenda permanente de trabalho conjunto com as entidades sindicais do Estado e que somente neste ano ja ocorreram 20 reunioes com os sindicalistas

 

©2009 Língua de Trapo | Template Blue by TNB